As inscrições devem ser
realizadas pelo e-mail oficinas@filo.art.br (link disponível no site do
festival), por meio de carta de intenção e currículo resumido. A divulgação dos
participantes selecionados será realizada no dia seguinte ao encerramento das
inscrições.
As inscrições para as oficinas dos grupos pH2: estado de teatro, Theatre ad
Infinitum e Varasanta encerram-se HOJE dia 11/06.
As inscrições para a oficina Máscara Neutra encerrarão no dia 15/06.
As atividades formativas do Filo são coordenadas pela Divisão de
Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL. Maiores informações pelo telefone
3322-1030 (Divisão de Artes Cênicas - Casa de Cultura da UEL - Av. Celso
Garcia Cid, 205)
1 - Oficina "Da fotografia à cena: o deslocamento do olhar cotidiano como
provocador da criação teatral" - Grupo [pH2]: estado de teatro - SP
Período: 15 de junho, das 14h00
às 18h00
Carga Horária: 4hs
Vagas: 14
Investimento: Gratuito
Público: Artistas e não artistas
com mais de 16 anos.
Local: Curso de Artes Cênicas -
CECA - Campus da UEL
O workshop, de caráter prático,
tem como referência a série fotográfica Recollections in America, de
David Lachapelle. Serão expostas aos participantes fotografias da referida
série de LaChapelle. Essas imagens revelam um cotidiano estranhado, uma
situação de histeria e desespero, e até uma tragédia iminente, circunstâncias
que se manifestam no espetáculo do grupo. Após esse contato, os participantes
criarão imagens cênicas e posteriormente construirão fluxos narrativos a partir
dessas imagens.
O workshop pode ser
compreendido em duas etapas: uma primeira de apropriação das imagens
fotográficas e uma segunda de criação cênica e textual a partir dessas imagens.
Será ministrado por Nicole Oliveira, dramaturga do grupo e por Bruno Moreno,
ator do grupo.
2 - Oficina Theatre ad Infinitum -
Inglaterra
Período: 15 e 16 de junho, das
14h00 às 18h00
Carga Horária: 8h
Vagas: 14
Investimento: R$30,00 / R$15,00
(estudantes)
Público: Estudantes e
profissionais de teatro e dança
Local: Curso de Artes Cênicas -
CECA - Campus da UEL
3 - Oficina Varasanta - Colômbia
Curso: A POESIA DA AÇÃO
Período: 15 e 16 de junho, das 13h30min
às 16h30min
Carga Horária: 6h
Vagas: 14
Investimento: R$30,00 / R$15,00
(estudantes)
Público: Estudantes e
profissionais de teatro e dança
Local: Curso de Artes Cênicas -
CECA - Campus da UEL
O trabalho desenvolvido pelo
Teatro Varasanta fundamenta sua prática no ator criador com ênfase no
treinamento como desenvolvimento da energia e sua transformação em obra de
arte. A tradição do grupo aponta para o ator como poeta da ação, que ao
transformar a energia cria o poema cênico através da relação de seu organismo
com o espaço, o tempo e os mundos que habita.
Nestas sessões de trabalho
conduzidas pelos oito integrantes do Teatro Varasanta visa-se o encontro com as
práticas criativas desenvolvidas pelo grupo. Através do contato com elementos
do treinamento, com estruturas rítmicas e cantos tradicionais porta-se espaços
que possibilitem aos participantes plasmar nas coordenadas espaço-temporais
suas pulsações interiores.
Através do desenvolvimento da
percepção musical para um corpo que comunica em estado de representação,
visa-se a criação de ações e sua elaboração cênica. Memória pessoal e coletiva,
pensamento, imagens, palavras, sons irão compor o tecido criativo
em um processo de escuta e contato com o outro.
Ministrantes:
Fernando Montes
Liliana Montaña
Beto Villada
Francisco Rebollo
Marcia Cabrera
Gina Gutierrez
Isabel Gaona
A Fundação Teatro Varasanta – centro para a transformação do ator – foi criada
em abril de 1994. Desde o início, o grupo esteve sob a direção de Fernando
Montes, que se formou em Paris com Jacques Lecoq, Mónica Pagneux e Ryzard
Cieslak durante quatro anos, e na Itália no Workcenter de Jerzy Grotowski, sob
a direção do mestre Jerzy Grotowski e de Maud Robart.
4 - Oficina Inês Marocco - Porto
Alegre - RS
Curso: Máscara Neutra
Período: de 23 a
26 de junho, 14h00 às 18h00
Carga Horária:16 h
Vagas: 20.
Investimento: R$50,00
/ R$25,00 (estudantes)
Público:
Estudantes e profissionais de Artes Cênicas
Local: Curso de
Artes Cênicas – CECA - Campus da UEL
Máscara Neutra
A máscara
neutra é uma técnica para a formação do ator que desenvolve, entre outras
coisas, o estado da neutralidade, do silêncio e da calma que são pré-requisitos
para a criação de qualquer tipo de jogo ou estilo. Com
a máscara, o ator é obrigado a trabalhar com o corpo que é o seu principal
meio de expressão, mas que na maior parte das vezes é colocado em segundo plano
em detrimento de uma interpretação de personagens que prioriza os aspectos psicológicos
da atuação. Muitas vezes é no rosto que o ator coloca a expressão de seus
estados e emoções, tornando-a uma máscara de vícios e clichês. Ao esconder o
rosto, a máscara ajuda a eliminar estes vícios que o ator adquire por
comodidade e também por falta de esclarecimentos técnicos.
O corpo do ator
também sofre uma adaptação a este “novo rosto” eliminando os movimentos
e vícios corporais adquiridos, pois é na calma e no silêncio que a
máscara proporciona, e não na agitação ou exagero superficial, que este se
expressará organicamente e ganhará uma dimensão extra cotidiana redescobrindo
a sua inteligência. O ator desenvolve então um estado de tranquilidade, as
capacidades de economia, eficácia, precisão dos movimentos e
disponibilidade, que constituem a base necessária para a instauração de
qualquer jogo.
A
importância da máscara neutra como técnica para o ator está no fato de que ela
é indispensável para aquele indivíduo, ator ou não ator que quer se expressar
cenicamente de maneira não banal, extra cotidiana e de forma orgânica. A
máscara neutra deveria ser a base, o primeiro exercício do ator, antes de
realizar qualquer trabalho em cena.
Abordagem: A abordagem adotada é prática e se fundamenta no
Sistema pedagógico da Escola Internacional de Mimo e Teatro de Jacques
Lecoq, em Paris.
Ministrante: Ines Alcaraz Marocco é diretora teatral e
pesquisadora da formação do ator. Possui graduação em Direção Teatral e
Licenciatura em Arte Dramática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(1975), mestrado em Diplôme d'Études Aprofondies - Université de Paris VIII
(1985) e doutorado em Doctorat en Esthétique Sciences et Technologie des Arts -
Université de Paris VIII (1997). Formação na École Internationale de Théâtre,
Mime et Mouvement Jacques Lecoq (1983/1984). Atualmente é professora do
departamento de Arte Dramática (DAD) da Universidade Federal do Rio Grande do
Sul - UFRGS.
Dentre os
principais espetáculos que dirigiu estão: "O Sobrado", com o Grupo
Cerco, em 2008, vencedor do Prêmio Braskem em Cena no XVI Festival
Internacional Porto Alegre em Cena nas categorias Melhor Espetáculo pelo Júri
Popular e Melhor Espetáculo pelo Júri Oficial, vencedor de três prêmios
Açorianos de Teatro 2009 (Melhor Direção para Inês Marocco, Melhor Dramaturgia
e Melhor Ator Coadjuvante para Luis Franke, vencedor de Prêmio RBS Cultura de
Melhor Espetáculo 2009 (votação por Júri Popular); "Semeando
Dobraduras", em 2006; "Rituais do cotidiano", em 2005; "O Nariz",
em 2003; "Os Tambores Silenciosos", em 1997; "Manantiais",
em 1989; "De como lhe foi extirpado o sofrimento ao Sr. Mockimpott",
em 1987; "Toda linguagem é uma bobagem", em 1987; e "Soirée de
Bouffons", em 1985.
Como pesquisadora, propôs o
treinamento de atores baseado na pesquisa "As técnicas corporais do gaúcho
e a sua relação com a performance do ator/dançarino" através da pratica do
treinamento continuativo na busca pela precisão de movimentos e ações.
Metodologia: As aulas são práticas, com exercícios
individuais, em pequenos grupos e com o grande grupo, iniciando com
aquecimento onde são desenvolvidas as capacidades de concentração,
atitude, ponto fixo, postura extra
cotidiana. Através do aquecimento, os alunos desenvolverão a percepção do
outro, do seu corpo no tempo e espaço de
jogo. Após o aquecimento, os alunos experimentarão a máscara através de
propostas dadas. Os exercícios são feitos com e sem máscaras para melhor
entendimento das propostas. Trabalho com os Elementos da natureza: Terra,
Ar, Água e Fogo. À medida que os alunos vão se apropriando da essência da
máscara esta será retirada e será desenvolvida a transposição para o humano,
verificando assim a funcionalidade do exercício técnico da máscara no jogo.
Sinopse: O estado neutro (anterior a ação): a receptividade,
a disponibilidade, a calma, o silêncio, o equilíbrio. Uma viagem
através da dinâmica da natureza e de seus elementos: a economia de movimentos,
o imaginário, o espaço, a presença do ator em cena.